Friday, November 26, 2010

Portugal:


Os preços das casas medidos pela banca voltaram a cair em Outubro e estão no valor mais baixo em mais de um ano.

A capital é claramente a região mais penalizada pelas instituições bancárias na hora de decidirem qual o valor do empréstimo a conceder, de acordo com os dados do inquérito de Outubro à avaliação bancária na habitação, hoje revelados pelo INE.
De acordo o mesmo documento, o valor médio de cada metro quadrado em Lisboa foi de 1.395 euros em Outubro, ainda assim acima da média nacional, de 1.133 euros por metro quadrado.
Entre as regiões que apresentaram os valores médios de avaliação mais elevados, acima da média do País, encontram-se ainda o Algarve e a Madeira. No extremo oposto, nota o INE, situaram-se as regiões da Beira Interior Norte e o Pinhal Interior Sul, com valores muito abaixo da média.

in: Económico

Com a crise existente no nosso país, seria de prever esta descida da valorização imobiliária. Quem precisa de vender tem de arranjar um comprador disposto a pagar o que é pedido, e como o dinheiro anda escasso, quem vende tem que "ajustar" o preço do imóvel.

Mundo:

As 10 melhores faculdades do Mundo:

As 10 melhores faculdades da Europa


Friday, November 12, 2010

Portugal:

Groundforce afirma que é sua intenção proceder ao despedimento colectivo dos trabalhadores de Faro, mas que o processo está ainda em fase de negociação.


Nos termos legais, esse processo inicia-se com a comunicação de intenção de proceder ao despedimento colectivo à Comissão de Trabalhadores, e não a cada um dos trabalhadores individualmente considerado, esclarece, desmentindo um despedimento imediato: a comunicação ontem efectuada não se traduz na cessação imediata dos contratos individuais de trabalho.

Após a fase de informações e negociação legalmente prevista, que se iniciará no próximo dia 16, e em conformidade com o resultado dessas negociações, proceder-se-á à comunicação a cada um dos trabalhadores abrangidos da decisão e da data da cessação dos respectivos contratos de trabalho, o que se fará respeitando todos os requisitos previstos na lei, designadamente os prazos de pré-aviso.

Mais de 300 trabalhadores da empresa detida a 100% pela TAP vão ser despedidos. Os funcionários encontram-se em protesto em Faro, onde afirmam terem já sido dispensados das suas funções através de email.

in:SOL

Mais uma situação de despedimento colectivo, onde segundo a empresa, os prejuizos anuais eram constantes na ordem dos 7/9 milhões de euros. Não haverá solução possivel? Lisboa e Porto poderão ser também afectados nos próximos meses?

Mundo:


A China poderá ultrapassar os Estados Unidos no topo da lista das maiores economias mundiais. O abrandamento do gigante atlântico e a ascensão da potência asiática poderão em breve inverter a ordem actual.


Segundo o Wall Street Journal, que cita um relatório do Conference Board, a China poderá superar os Estados Unidos em pelo menos um indicador, com crescimentos de 9,6% e 1,2% no próximo ano, respectivamente, depois dos 10% e 2,6% de 2010.

Se na produção os Estados Unidos são três vezes mais fortes (podendo levar uma década a serem superados), no que toca ao poder de compra real as coisas poderão reverter-se dentro de dois anos, sobretudo devido à quebra do consumo nos Estados Unidos.

Contudo, alguns peritos alertam para um factor que pode ser decisivo. Se a inflação se descontrolar em Pequim, ou se verificar uma bolha de crédito como aconteceu no Ocidente, tudo pode baralhar-se de novo.
Quase certo é que, com os países desenvolvidos em fraco crescimento, serão as economias emergentes como as orientais a empurrar a economia mundial.

in:SOL

Não é novidade que a economia oriental está forte, com fortes inovações tecnológicas, com crescimentos sustentados, mas será o suficiente para se aguentar num mercado económico deficietário, onde as crises ciclicas não são evitadas?

Friday, October 1, 2010

Mundo:

Os pedidos de subsídio de desemprego diminuíram durante a semana passada, nos EUA, o que está a reforçar o optimismo em torno da retoma do mercado de trabalho. 

O Governo norte-americano libertou um relatório dando conta de que os pedidos de subsídio de desemprego caíram para 453 mil na semana passada, acima das previsões dos analistas consultados pela Bloomberg que apontavam para uma quebra para 460 mil novos pedidos.

Os números reflectem uma quebra nos despedimentos e sugerem um aumento do consumo nos próximos tempos, no país, visto que o emprego tem uma relação directa nos gastos das famílias dos EUA.
Tudo somado,há ainda 4,46 milhões de norte-americanos a receber apoios por terem perdido o emprego durante a crise económica que eclodiu em 2008.

Nos mercados accionistas, em Nova Iorque, os futuros seguem agora a negociar em terreno positivo, animados pelos números divulgados pelo Departamento do Trabalho.

in Económico

Nos Estados Unidos, as coisas parecem realmente estar a melhor. Continua a não estar bom, mas são os efeitos que uma crise (ciclica) provoca.  Num país onde a não existe obcessão pelo défice, a taxa de desemprego estagnou e muito rapidamente vai começar a subir novamente.

Portugal:

O clima económico estabilizou nos últimos três meses no valor mais elevado desde setembro de 2008, enquanto a confiança dos consumidores recuperou nos últimos dois meses, de acordo com a Síntese de Conjuntura do INE. 


De acordo com o INE, em Setembro "observou-se uma recuperação dos indicadores de confiança da Indústria Transformadora e dos Serviços e um agravamento dos relativos à Construção e Obras Públicas e ao Comércio". 

A recuperação do indicador de confiança dos consumidores foi mais expressiva em Setembro, após ter diminuído desde Novembro de 2009, sublinha o instituto.
 
"O seu comportamento neste período resultou dos contributos positivos de todas as componentes, mais significativos no mês de referência em todos os casos", refere o INE.

As expetativas sobre a evolução da situação económica do país apresentaram o contributo positivo mais intenso para o andamento do indicador de confiança, "contrariando nos últimos dois meses o forte perfil descendente observado desde o final de 2009".

in Expresso

Depois do anúncio do governo sobre as medidas de contenção necessárias, este indice tende a descer bastante, e os portugueses cada vez mais têm de "apertar o cinto".

Tuesday, September 21, 2010

Mundo:


A Rússia vai demitir mais de 100 mil funcionários públicos até 2013, com o objectivo de reduzir a burocracia e a corrupção no país e cortaro défice orçamental em cerca de mil milhões de euros.

Pela primeira vez em dez anos, em 2009 a Rússia registou um défice de 5,9% do PIB, apesar da recuperação dos preços do petróleo.


O presidente russo Dmitri Medvedev defendeu uma redução de 20% do número de funcionários públicos até 2013, depois de nos últimos quatro anos, o número ter aumentado em 130 mil novos cargos públicos, segundo o ministro das Finanças. Desde que Vladimir Putin chegou ao poder, em 2000, a Rússia chegou ao recorde de 1,5 milhões de funcionários públicos.

Os efeitos da crise continuam a ser visiveis um pouco por toda a parte. Embora se diga que a economia já recupera, e que o pior já passou, vão aparecendo dados e noticias de que pode não ser bem assim.

Portugal:

A produção de cablagens na fábrica da Delphi para a Ferrari e Maserati passa no início de Outubro a ser gradualmente transferida para a unidade de Castelo Branco, confirmou à agência Lusa fonte da empresa.


Outra parte da produção da Guarda vai ser transferida para a Europa de Leste. A medida faz parte da reorganização da multinacional Delphi em Portugal, que prevê o encerramento da fábrica da Guarda no final do ano com o despedimento de 321 operários.

Infelizmene, o desemprego ainda tende a aumentar. Como será possível terminar esta subida, que medidas serão necessárias tomar para quebrar este aumento?

Friday, September 17, 2010

Mundo:

A China aprovou o estabelecimento de sucursais de quatro bancos de Taiwan em solo continental.

Uma decisão considerada como um grande passo na cooperação entre os dois lados do Estreito da Formosa.

O anúncio, quinta feira, da Comissão Reguladora Bancária da China aconteceu dias depois da entrada em vigor do acordo comercial assinado entre ambos os lados do Estreito de Taiwan e que vai aproximar as duas economias.

"Este sinal é o advento de uma nova era para o intercâmbio entre dos dois lados do Estreito e na cooperação do setor bancário", salientou o a comissão chinesa.

in Expresso

Um mercado chinês sem dúvidas em grande desenvolvimento e que começa agora a dar frutos em acordos com outros países. Nova potência mundal a caminho?

Portugal:

O Governo anulou o concurso público relativo à construção da linha do Transporte de Grande Velocidade (TGV), no troço Lisboa-Poceirão, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República.

A decisão é justificada com a "significativa e progressiva degradação da conjuntura económica e financeira" de Portugal, situação decorrente da "grave e conhecida crise financeira mundial". O despacho refere ainda que o concurso necessitaria de "uma grande parcela de financiamento privado" e do apoio da banca comercial.


"O aumento dos custos de financiamento, em virtude da conjuntura económica implicaria, à semelhança do já verificado em outros processos de concurso de concessão de obras públicas de infraestruturas de transportes, um agravamento das condições das propostas dos concorrentes para além dos limites admitidos pelas normas que regulam o procedimento concursal". Razões, pelas quais o Governo determina "não adjudicar o concurso público internacional" para a concessão do projeto, construção, financiamento, manutenção e disponibilização por todo o período da concessão do troço Lisboa-Poceirão.

in económico

Depois deste projecto ser tão falado, tão debatido, tão estudado, e onde foi gasto bastante dinheiro, será esta uma boa opção, dadas as condições da nossa economia?

Monday, September 13, 2010

Mundo:

A revista Global Finance divulgou a sua lista anual dos bancos mais seguros do mundo. Entre eles estão alguns dos maiores bancos cotados.

São três as letras que formam a sigla do banco mais seguro do mundo para a revista norte-americana Global Finance. O KfW, um banco de desenvolvimento germânico que lidera o ranking que tem por base os ativos e o rating das instituições financeiras junto das agências Moody's, Standard & Poor's e Fitch, surge à frente de outros nomes públicos: o francês Caisse des Dépôts et Consignations e do holandês detido pelo Estado holandês e municípios, o Bank Nederlandse Gemeenten.



Se os três primeiros nomes entre os 50 bancos mais seguros de um universo de 500 maiores a nível mundial não estão cotados na bolsa, muitos outros nomes da lista fazem parte dos mercados financeiros. Entre os mais conhecidos europeus Santander e BNP Paribas até aos do continente americano Royal Bank of Canada, Toronto-Dominion Bank e BNY Mellon, cotados nas bolsas do Canadá e em Nova Iorque, estão nomes na bolsa menos conhecidos como o alemão Landesbank Baden Wuttemberg e o holandês Nederlandse Waterschapsbank. Na lista de 50 bancos mais seguros, 28 são da Europa numa altura em que muitas preocupações se têm levantado quanto à saúde das finanças públicas da Europa.

A ausência de bancos portugueses não é de estranhar, pois relativamente a vários bancos mundiais, estes são pequenos, alguns estão envolvidos em escandalos e por isso, a sua situação não é a mais favorável. Quem sabe se num futuro próximo, o BES, Caixa ou BCP consigam entrar para esta lista.

Portugal:

Pelo terceiro ano consecutivo, a EDP integra, quer o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), quer o European Dow Jones Sustainability Europe Index (DJSI Europe).



A empresa manteve uma posição destacada de liderança das práticas de Desenvolvimento Sustentável e é, pela primeira vez, Best in Class na Dimensão Social. Em 2009, a EDP tinha já atingido a liderança na Europa e passou a estar agora, também, na liderança a nível mundial no sector das utilities.

É uma distinção, na minha opinião, certa e merecida, por uma empresa que consegue estar no centro do mundo pelas boas noticias, e pelo investimento, inovação que anualmente demonstra ao seu mercado.

Monday, August 30, 2010

Portugal:

O indicador de confiança dos consumidores melhorou em Agosto face ao mês anterior, revelou hoje o INE. O clima de negócios estabilizou.


O INE informa em comunicado que "o indicador de confiança dos Consumidores recuperou em Agosto, interrompendo o acentuado perfil descendente observado desde Novembro de 2009". O mesmo documento revela que o indicador que mede o sentimento dos consumidores portugueses subiu para os 40 pontos negativos este mês, face aos 42 pontos negativos registados em Julho, o nível mais baixo desde Junho de 2009.

"As expectativas sobre a evolução da situação económica do país apresentaram o contributo positivo mais expressivo para o andamento do indicador de confiança, contrariando o forte perfil descendente observado desde o final de 2009", explica o INE, acrescentando que "as expectativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar também recuperaram em Agosto, suspendendo o agravamento iniciado em Dezembro".

Não tendo chegado a crise ao fim, este é um bom indicio de que a economia (portuguesa) tem sinais de recuperação e que tudo tende a melhorar. Será que conseguiremos evitar nova crise?

Mundo:

Grupo de cientistas dos EUA descobriu um fenómeno inédito que faz com que ondas de energia sejam criadas ao longo de nanotubos de carbono.



O fenómeno, até agora desconhecido, poderá levar a uma nova forma de produzir electricidade, revelam os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.

Descrito como "ondas termoeléctricas", este fenómeno "abre uma nova área de pesquisa na área de energia, o que é raro," afirmou Michael Strano, um dos autores do estudo publicado na revista Nature Materials.

Desde há muito, uue se questiona o fim do petróleo. Desde então as energias renováveis, e outras formas de criar energia, têm tido uma grande evolução. Agora resta saber qual o custo desta produção e se na sua formação são usados produtos mais poluentes, mais caros, mais raros...

Wednesday, August 25, 2010

Portugal:

Chip para as matriculas (das SCUT) deverá ter um custo mínimo de 23 euros e o valor não será descontado em portagens, tal como estava previsto.



Segundo avança hoje o "Correio da Manhã", a nova lei aprovada na Assembleia da República estipula que os 'chips' de matrícula, uma das formas de cobrar portagens nas estradas até agora sem custos para o utilizador, serão pagos pelos condutores.

Na versão inicial do texto previa-se a oferta, durante os primeiros seis meses, do Dispositivo Eléctrónico de Matrícula (DEM). O valor do aparelho, cerca de 23 euros, seria depois convertido em pagamento de portagens.

No entanto, de acordo com o jornal, a nova redacção da lei deixa cair o artigo 9º, em que se previa a oferta. Isto significa que quem fez pré-reserva do DEM - até agora foram registadas 30 mil encomendas -, terá de suportar o custo do aparelho.

in:Económico

Em tempos de crise, não será dificil compreender, que 23 euros serão dificieis de cobrar a muitas familias. É um preço elevado para um chip que é imputado obrigatóriamente. Este assunto ainda dará muitas voltas?

Mundo:

O governo alemão aprovou hoje uma proposta legislativa para a criação do polémico imposto sobre os lucros da banca, que vai servir para financiar o resgate do sistema financeiros numa possível crise financeira no futuro.
Fonte governamental avançou que de acordo com a proposta hoje votada em Conselho de Ministros, os bancos terão de abdicar de uma parte dos seus lucros para um fundo que servirá para evitar um potencial colapso de uma instituição financeira considerada de importância estratégica.

A criação deste imposto deverá gerar receitas de cerca de mil milhões de euros por ano e legislação deverá ser aprovada pelo parlamento alemão até ao final do ano. A Alemanha é o primeiro país a preparar a implementação deste tipo de imposto bancário, uma decisão da administração liderada por Angela Merkel depois de a chancelar ter sido obrigada a resgatar o Hypo Real Estate, numa operação de mais de 100 mil milhões de euros em garantias.

Berlim quer que outros países sigam o seu exemplo para que os bancos alemães não sejam colocados em desvantagem perante concorrentes estrangeiros e a ideia foi levada à cimeira do G20, no Canadá, mas até ao momento apenas a França manifestou intenção de avançar para um imposto semelhante.

in:Económico
 
Mais um imposto como maneira do estado conseguir superar a crise. Agora existem 2 questões: Será que este imposto não vai ter efeitos indirectos ou mesmo directos sobre o cliente? Será que quando a crise passar (se passar), este imposto será retirado? Visto ser um imposto para combater  o futuro? Mais uma coisa para ficar...

Sunday, August 22, 2010

Mundo:

A Vivo ganhou quase 600 mil clientes em Julho no Brasil, no sector móvel, enquanto a Oi, o novo investimento da PT no país, perdeu quota.


Os dados da Anatel, o regulador das telecomunicações no Brasil, mostram que a Vivo chegou ao final de Julho com uma quota de mercado de 30,25%, face aos 30,24% registados em Junho no mercado de telecomunicações móvel do país.
A mesma fonte revelou que a Oi, operadora onde a PT pode reforçar para uma posição de até 30% do capital, segundo avança hoje o Diário Económico, teve 100,22 mil novos assinantes no mês passado.

Contudo, isso traduziu-se numa quota de mercado de 19,93% que compara com a fatia de 20,08% registada pela operadora em Junho. Trata-se mesmo da mais baixa quota de mercado registada pela Oi pelo menos desde o início do ano. No total, o mercado móvel brasileiro registou um crescimento de 1,02%, com um total de 1,88 milhões de novos clientes.

Num mundo onde as telecomunicações são um dos mercados mais lucrativos, o seu desenvolvimeno é constante, mas será que este segmento poderá crescer ainda mais?

Portugal:

Os preços de referência da gasolina e do gasóleo vão voltar a descer na próxima semana.


Segundo fontes do sector, "os preços vão continuar a descer, reflectindo a evolução dos preços nos mercados internacionais ao longo das últimas semanas e, em particular, da semana passada".


É que no acumulado das últimas duas semanas, a gasolina tombou 5,89% e o 'diesel' desvalorizou 3,26% nos mercados internacionais, pelo que as petrolíferas vão reflectir esta tendência nos preços já a partir de segunda-feira.

Esta semana, os preços da gasolina e do gasóleo em Portugal desceram em todos os postos. No caso da Galp, que é líder de mercado, os preços desceram em 1,5 cêntimos por litro. Actualmente, o preço de referência do litro de gasolina em Portugal é de 1,404 euros e o do gasóleo é de 1,184 euros. No entanto, os revendedores optam normalmente por praticar valores mais caros, nomeadamente nas auto-estradas, onde a concorrência é mais escassa.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 11ª posição entre os 27 países do espaço comunitário

in:Económico

Como é possível o preço da gasolina atingir estes valores, quando por exemplo nos Estados Unidos a gasolina custa 2,6 dólares o galon (3,8 litros), e em Portugal estar a rondar os 1,5€ o litro? Algo tem que ser revisto em Portugal?

Thursday, August 19, 2010

Mundo:

Bruxelas diz que a Grécia reúne as condições para receber a segunda parte do pacote de ajudas, de 9 mil milhões de euros.


Num comunicado divulgado no site da Comissão Europeia, Bruxelas acrescenta que os cortes do défice grego foram mais "rápidos do que o planeado" e espera que os países-membros da zona euro aprovem a segunda tranche de ajudas ao país helénico, no valor de nove mil milhões de euros.


A Comissão Europeia acrescenta que os ministros das Finanças da região devem aprovar a nova tranche de ajudas à Grécia na próxima reunião de 7 de Setembro e que a segunda tranche de ajudas deverá ser paga no próximo mês. No início do mês, a 5 de Agosto, o chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), que foi à Grécia avaliar os progressos alcançados nas contas públicas do país, disse que Atenas devia conseguir receber a próxima tranche do empréstimo acordado pelo Eurogrupo e pelo FMI, num total de 110 mil milhões de euros.

"Estou confiante de que iremos com certeza avançar com o próximo pagamento" do plano de apoio a três anos, disse o responsável do FMI, Poul Thomsen.

Em meados de Maio, a Grécia recebeu 14,5 mil milhões de euros da União Europeia (UE), o correspondente à primeira parcela da ajuda financeira acertada para o país. Nessa altura, também o FMI já tinha contribuído com 5,5 mil milhões de euros, o que significa que, no total, a Grécia tinha já encaixado 20 mil milhões de euros.

Se houvessem mais alguns países na situação da Grécia, como funcionaria a ajuda do BCE? As crises tendem a ser mais graves a cada ano que passa.

Portugal:

Dados do Banco de Portugal revelaram que os bancos concederam mais empréstimos às famílias e empresas em Junho.

O Boletim Estatístico do Banco de Portugal divulgado hoje mostra que o valor dos empréstimos concedidos aos particulares subiu 483 milhões de euros em Junho para 140,36 mil milhões de euros.

Nos empréstimos para habitação, a quantia concedida pelos bancos às famílias atingiu os 112,31 mil milhões de euros em Junho, mais 547 milhões de euros que no mês anterior. Já no que respeita o crédito para consumo, o montante total desceu em sete milhões de euros, enquanto que, para outros fins, o crédito diminuiu 57 milhões de euros.

Os empréstimos às empresas registaram, por seu turno, um aumento de 950 milhões de euros em Junho, face a Maio, para um total de 118,31 mil milhões de euros, o terceiro aumento mensal consecutivo e o mais acentuado desde pelo menos 2008.

Depois da crise, parece que os bancos voltam à estabilidade e conceder empréstimos "mais fáceis", mas será que num futuro não tão longicuo não haverá problemas?

Tuesday, August 17, 2010

Portugal:

Dados do INE indicam que a taxa de desemprego em Portugal manteve-se em 10,6% no segundo trimestre do ano.


O relatório hoje divulgado dá conta de uma estabilização no desemprego face aos primeiros três meses do ano. No entanto, na comparação com igual período de 2009, o desemprego em Portugal agravou-se em 1,5 pontos percentuais.

Entre Abril e Junho, o INE contabilizou um total de 589,8 mil desempregados, um acréscimo de 16,2% face ao trimestre homólogo e um decréscimo de 0,4% em relação ao trimestre anterior, refere.
"A manutenção trimestral da taxa de desemprego, resultou do facto de o decréscimo da população empregada (0,3%) ter sido quase igual ao decréscimo da população desempregada (0,4%), abrangendo 17,1 mil individuos, no primeiro caso, e 2,4 mil individuos no segundo", refere o INE.

O número hoje divulgado interrompe o ciclo de subidas da taxa de desemprego em Portugal iniciado há um ano (no segundo trimestre de 2009), com o mercado laboral a sofrer os efeitos da crise económica que se alastrou por toda a Europa.

Na altura, a taxa de desemprego situava-se nos 9,1%, o equivalente a 507,7 mil desempregados.

Será certamente um valor que tenderá a baixar, depois do pior da crise ter passado. Continuamos em crise, isso é certo, mas poderá ser evitada nova crise?

Mundo:

Petróleo em Moçambique:

Governo moçambicano anuncia descoberta de petróleo na Bacia do Rio Rovuma, no norte do país, a 5.100 metros de profundidade.



Os peritos da americana Anadarko Petroleum, em Moçambique desde 2006, estudam agora a viabilidade comercial da descoberta, que aconteceu numa zona onde já tinha sido detectada a presença de gás natural.

A notícia está a ser avançada pela agência Reuters, que cita declarações do governo moçambicano à imprensa local, e já fez mexer com as bolsas. As acções da Cove Energy, que tem uma posição de 8,5% no bloco de exploração, dispararam 14% em Londres.

A italiana ENI, a Petronas da Malásia e a norueguesa Statoil são outras companhias com presença em território moçambicano, à procura de matérias-primas.

Com esta descoberta, Moçambique pode continuar assim o seu desenvolvimento, conseguindo rendimentos da venda de petróleo e tudo os que ganhos que isto provoca. Poderá vir a ter chatices no futuro?

Saturday, August 14, 2010

Mundo:

Segundo a Agência Financeira:

As empresas de transporte aéreo TAM Airlines, do Brasil, e a LAN, do Chile, anunciaram na sexta-feira planos para uma fusão, que criará a maior transportadora da América do Sul.

As duas transportadoras aéreas - as maiores nos respectivos países - adiantaram que o seu acordo não é vinculativo, uma vez que depende da aprovação dos respectivos accionistas, bem como das agências de regulação.

Acrescentaram que, em caso de a fusão avançar, manterão as respectivas sedes em São Paulo e Santiago do Chile, respectivamente.

Em declaração conjunta, as empresas realçam que «o grupo ficaria entre os principais mundiais, em termos de dimensão, rentabilidade e poder de mercado», escreve a Lusa.

A nova empresa chamar-se-ia LATAM Airlines Group e incluiria a LAN e as suas filiais no Peru, na Argentina e no Equador, a Lan Cargo e respectivas filiais, a TAM Lineas Aereas SA e a TAM Mercosul e todas as outras participações da LAN e da TAM. As transportadoras aéreas adiantam que o futuro grupo ofereceria 115 destinos em 23 países, teria uma frota superior a 220 aviões e empregaria mais de 40 mil trabalhadores.

Facturaram em conjunto 6,7 mil milhões em 2009

Em 2009, as duas empresas, em conjunto, facturaram 8,5 mil milhões de dólares (6,7 mil milhões de euros) e transportaram mais de 45 milhões de passageiros e 832 mil toneladas de carga.

A declaração adianta que a LAN Airlines SA será renomeada para LATAM Airlines Group SA, absorvendo a empresa brasileira.  Aos accionistas da TAM são propostas 0,9 acções da nova entidade por cada acção que tenham actualmente.

Numa altura de crise, será a fusão o caminho a seguir? Poderá levar esta fusão a despedimentos ou a novos empregos?

Portugal:

Segundo o Diário Económico, o Estado vai lançar o maior concurso de sempre para a aquisição de 2.655 veículos.

O Governo lançou o maior concurso de sempre para aquisição de viaturas do Estado, através da Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP). Entre automóveis de passageiros e comerciais, motociclos, veículos pesados de passageiros e de mercadorias, ambulâncias e alugueres de longa duração, conta-se um total de 2.655 unidades.

Segundo revelou ao Diário Económico fontes próximas do processo, caso a aquisição dos veículos fosse feita pelos próprios serviços do Estado, a operação custaria aos cofres públicos mais de 50 milhões de euros. Porém, com a centralização de compras públicas na ANCP, o Estado pode conseguir uma poupança na ordem dos 15 milhões de euros, gastando assim cerca de 35 milhões. Poupanças que terão apenas reflexos no orçamentos do próximo ano e seguintes já que a adjudicação será feita em Junho de 2011.

Do total de viaturas que serão adquiridas, 400 são motociclos e quadriciclos, 150 são automóveis ligeiros de passageiros, 40 veículos comerciais ligeiros, 35 pesados de passageiros e de mercadorias e 30 ambulâncias. Os restantes (a grande maioria) são alugueres operacionais de veículos ligeiros de passageiros e comerciais. Aliás, este lote que está a concursos tem como requisito mínimo 2 mil viaturas.

Vê-se um investimento em viaturas de segurança nacional, mas certamente o grande número de viaturas será para uso pessoal.

Será que é necessário este gasto numa época de crise, ou será que a crise já lá vai, e o preço de 35 milhões é um preço justo por todas estas viaturas?