A revista Global Finance divulgou a sua lista anual dos bancos mais seguros do mundo. Entre eles estão alguns dos maiores bancos cotados.
São três as letras que formam a sigla do banco mais seguro do mundo para a revista norte-americana Global Finance. O KfW, um banco de desenvolvimento germânico que lidera o ranking que tem por base os ativos e o rating das instituições financeiras junto das agências Moody's, Standard & Poor's e Fitch, surge à frente de outros nomes públicos: o francês Caisse des Dépôts et Consignations e do holandês detido pelo Estado holandês e municípios, o Bank Nederlandse Gemeenten.
Se os três primeiros nomes entre os 50 bancos mais seguros de um universo de 500 maiores a nível mundial não estão cotados na bolsa, muitos outros nomes da lista fazem parte dos mercados financeiros. Entre os mais conhecidos europeus Santander e BNP Paribas até aos do continente americano Royal Bank of Canada, Toronto-Dominion Bank e BNY Mellon, cotados nas bolsas do Canadá e em Nova Iorque, estão nomes na bolsa menos conhecidos como o alemão Landesbank Baden Wuttemberg e o holandês Nederlandse Waterschapsbank. Na lista de 50 bancos mais seguros, 28 são da Europa numa altura em que muitas preocupações se têm levantado quanto à saúde das finanças públicas da Europa.
A ausência de bancos portugueses não é de estranhar, pois relativamente a vários bancos mundiais, estes são pequenos, alguns estão envolvidos em escandalos e por isso, a sua situação não é a mais favorável. Quem sabe se num futuro próximo, o BES, Caixa ou BCP consigam entrar para esta lista.
No comments:
Post a Comment