Saturday, August 14, 2010

Mundo:

Segundo a Agência Financeira:

As empresas de transporte aéreo TAM Airlines, do Brasil, e a LAN, do Chile, anunciaram na sexta-feira planos para uma fusão, que criará a maior transportadora da América do Sul.

As duas transportadoras aéreas - as maiores nos respectivos países - adiantaram que o seu acordo não é vinculativo, uma vez que depende da aprovação dos respectivos accionistas, bem como das agências de regulação.

Acrescentaram que, em caso de a fusão avançar, manterão as respectivas sedes em São Paulo e Santiago do Chile, respectivamente.

Em declaração conjunta, as empresas realçam que «o grupo ficaria entre os principais mundiais, em termos de dimensão, rentabilidade e poder de mercado», escreve a Lusa.

A nova empresa chamar-se-ia LATAM Airlines Group e incluiria a LAN e as suas filiais no Peru, na Argentina e no Equador, a Lan Cargo e respectivas filiais, a TAM Lineas Aereas SA e a TAM Mercosul e todas as outras participações da LAN e da TAM. As transportadoras aéreas adiantam que o futuro grupo ofereceria 115 destinos em 23 países, teria uma frota superior a 220 aviões e empregaria mais de 40 mil trabalhadores.

Facturaram em conjunto 6,7 mil milhões em 2009

Em 2009, as duas empresas, em conjunto, facturaram 8,5 mil milhões de dólares (6,7 mil milhões de euros) e transportaram mais de 45 milhões de passageiros e 832 mil toneladas de carga.

A declaração adianta que a LAN Airlines SA será renomeada para LATAM Airlines Group SA, absorvendo a empresa brasileira.  Aos accionistas da TAM são propostas 0,9 acções da nova entidade por cada acção que tenham actualmente.

Numa altura de crise, será a fusão o caminho a seguir? Poderá levar esta fusão a despedimentos ou a novos empregos?

No comments:

Post a Comment