O Governo lançou o maior concurso de sempre para aquisição de viaturas do Estado, através da Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP). Entre automóveis de passageiros e comerciais, motociclos, veículos pesados de passageiros e de mercadorias, ambulâncias e alugueres de longa duração, conta-se um total de 2.655 unidades.
Segundo revelou ao Diário Económico fontes próximas do processo, caso a aquisição dos veículos fosse feita pelos próprios serviços do Estado, a operação custaria aos cofres públicos mais de 50 milhões de euros. Porém, com a centralização de compras públicas na ANCP, o Estado pode conseguir uma poupança na ordem dos 15 milhões de euros, gastando assim cerca de 35 milhões. Poupanças que terão apenas reflexos no orçamentos do próximo ano e seguintes já que a adjudicação será feita em Junho de 2011.
Do total de viaturas que serão adquiridas, 400 são motociclos e quadriciclos, 150 são automóveis ligeiros de passageiros, 40 veículos comerciais ligeiros, 35 pesados de passageiros e de mercadorias e 30 ambulâncias. Os restantes (a grande maioria) são alugueres operacionais de veículos ligeiros de passageiros e comerciais. Aliás, este lote que está a concursos tem como requisito mínimo 2 mil viaturas.
Vê-se um investimento em viaturas de segurança nacional, mas certamente o grande número de viaturas será para uso pessoal.
No comments:
Post a Comment