Friday, November 26, 2010

Portugal:


Os preços das casas medidos pela banca voltaram a cair em Outubro e estão no valor mais baixo em mais de um ano.

A capital é claramente a região mais penalizada pelas instituições bancárias na hora de decidirem qual o valor do empréstimo a conceder, de acordo com os dados do inquérito de Outubro à avaliação bancária na habitação, hoje revelados pelo INE.
De acordo o mesmo documento, o valor médio de cada metro quadrado em Lisboa foi de 1.395 euros em Outubro, ainda assim acima da média nacional, de 1.133 euros por metro quadrado.
Entre as regiões que apresentaram os valores médios de avaliação mais elevados, acima da média do País, encontram-se ainda o Algarve e a Madeira. No extremo oposto, nota o INE, situaram-se as regiões da Beira Interior Norte e o Pinhal Interior Sul, com valores muito abaixo da média.

in: Económico

Com a crise existente no nosso país, seria de prever esta descida da valorização imobiliária. Quem precisa de vender tem de arranjar um comprador disposto a pagar o que é pedido, e como o dinheiro anda escasso, quem vende tem que "ajustar" o preço do imóvel.

Mundo:

As 10 melhores faculdades do Mundo:

As 10 melhores faculdades da Europa


Friday, November 12, 2010

Portugal:

Groundforce afirma que é sua intenção proceder ao despedimento colectivo dos trabalhadores de Faro, mas que o processo está ainda em fase de negociação.


Nos termos legais, esse processo inicia-se com a comunicação de intenção de proceder ao despedimento colectivo à Comissão de Trabalhadores, e não a cada um dos trabalhadores individualmente considerado, esclarece, desmentindo um despedimento imediato: a comunicação ontem efectuada não se traduz na cessação imediata dos contratos individuais de trabalho.

Após a fase de informações e negociação legalmente prevista, que se iniciará no próximo dia 16, e em conformidade com o resultado dessas negociações, proceder-se-á à comunicação a cada um dos trabalhadores abrangidos da decisão e da data da cessação dos respectivos contratos de trabalho, o que se fará respeitando todos os requisitos previstos na lei, designadamente os prazos de pré-aviso.

Mais de 300 trabalhadores da empresa detida a 100% pela TAP vão ser despedidos. Os funcionários encontram-se em protesto em Faro, onde afirmam terem já sido dispensados das suas funções através de email.

in:SOL

Mais uma situação de despedimento colectivo, onde segundo a empresa, os prejuizos anuais eram constantes na ordem dos 7/9 milhões de euros. Não haverá solução possivel? Lisboa e Porto poderão ser também afectados nos próximos meses?

Mundo:


A China poderá ultrapassar os Estados Unidos no topo da lista das maiores economias mundiais. O abrandamento do gigante atlântico e a ascensão da potência asiática poderão em breve inverter a ordem actual.


Segundo o Wall Street Journal, que cita um relatório do Conference Board, a China poderá superar os Estados Unidos em pelo menos um indicador, com crescimentos de 9,6% e 1,2% no próximo ano, respectivamente, depois dos 10% e 2,6% de 2010.

Se na produção os Estados Unidos são três vezes mais fortes (podendo levar uma década a serem superados), no que toca ao poder de compra real as coisas poderão reverter-se dentro de dois anos, sobretudo devido à quebra do consumo nos Estados Unidos.

Contudo, alguns peritos alertam para um factor que pode ser decisivo. Se a inflação se descontrolar em Pequim, ou se verificar uma bolha de crédito como aconteceu no Ocidente, tudo pode baralhar-se de novo.
Quase certo é que, com os países desenvolvidos em fraco crescimento, serão as economias emergentes como as orientais a empurrar a economia mundial.

in:SOL

Não é novidade que a economia oriental está forte, com fortes inovações tecnológicas, com crescimentos sustentados, mas será o suficiente para se aguentar num mercado económico deficietário, onde as crises ciclicas não são evitadas?