Sunday, January 16, 2011

Portugal:

Estado fez três operações privadas nas últimas três semanas.

Portugal está cada vez mais a recorrer à venda directa de dívida. Depois do Governo ter anunciado a colocação de mil milhões de euros de ‘medium term notes' no final da semana passada, o boletim mensal divulgado ontem pelo IGCP revela que o Estado encaixou 1,3 mil milhões com colocações privadas de dívida em Dezembro do ano passado. Até esse mês, o Estado tinha apenas colocado 50 milhões de euros de dívida através deste tipo de operações em 2010.

Dada as pressões dos mercados sobre Portugal, os analistas contactados pelo Diário Económico acreditam que esta pode ser uma estratégia acertada por parte do país, mas que corre o risco de ter leituras negativas. "Pode ser uma boa opção porque não pressiona ainda mais o mercado numa situação de stress", referiu o CEO da Dif Broker, Pedro Lino.

Este é um dos caminhos a seguir para evitar a visita do tão falado FMI. As decisões são cada vez mais rápidas, e cada vez mais atingem os portugueses. A venda pública é uma maneira de aliviar a pressão dos portugueses, dando oportunidade aos privados de conseguir alguns rendimentos aliviando a divida portuguesa.